Recanto Vintage : Vintage - Retrô - Antiguidade

maio 18, 2018


Apesar desses termos serem referências da estética de tempos antigos, há diferenças entre eles, como veremos a seguir. 

Vintage

É tudo o que é antigo de fato. Trata-se de um estilo de vida que remete aos anos 1920, 1930, 1940, 1950, 1960, e que se aplica em vestuários, calçados, mobiliários e peças decorativas. Onde as peças possuem entre 20 a 100 anos. As roupas vendidas em brechós, loja ou estabelecimento para venda de artigos usados, por exemplo, resguardam peças de vestuário de épocas passadas que ainda permanecem em ótimo estado de conservação e presentes no estilo atual. Objetos como os telefones de disco, videocassetes, máquinas de escrever, fitas K7, walkman, fitas VHS, por exemplo, também são considerados antigos, adequando-se ao termo vintage, pois retratam uma época passada.

Retrô

O Retrô é apenas uma referência. São peças de vestuário, objetos, acessórios ou tendências inspiradas em épocas antigas sem serem antigas de fato. Podendo, inclusive, abranger tendências modernas com tendências antigas, criando-se o “fashion retrô” ou “new old” (novo velho). Quaisquer peças semelhantes a alguma moda anterior, novas, são retrôs. Em qualquer setor, desde a moda até acessórios, tais como, caixas decorativas, etc. Sendo assim, Retrô é apenas algo novo que possui características de algo velho (antigo).

Antiguidade

Já Antiguidade se refere às peças que possuam, no mínimo, mais de 100 anos. São peças raras; encontradas, normalmente, em antiquários. São geralmente objetos que apresentam algum grau de história ou alguma atenção para a época, como livros, esculturas, quadros, artigos. Os Museus, estabelecimento ou instituição que se dedica à preservação, à analise e à procura de objetos valiosos artisticamente, fazem uso considerável das antiguidades para ilustrar eventos históricos e dar-lhes contexto.
Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Olá! Bem-Vindo! Seu comentário será liberado assim que verificado.Obrigada.

Tecnologia do Blogger.